top of page

🌱 Guardião das Sementes: Unidos pela Agrobiodiversidade! 🌱

  • institutoamazonass
  • 26 de fev.
  • 2 min de leitura

O Instituto Amazonas, participou da inspiradora "Oficina sobre Conservação da Agrobiodiversidade por Guardiãs(ões) em Bancos Comunitários de Sementes (BCS)", organizada pela Embrapa nos dias 11 e 12 de fevereiro em Brasília (DF).

Representando diversas realidades, como Indiarrury Can Krahô do Tocantins, Ana Andrea Jantara do Paraná, Neusa Marcelino do Rio de Janeiro, Maria Ivonete do Mato Grosso, José Luiz das Chagas de São Paulo, Danusa Lisboa de Goiás, e Nazide Bentes do Amazonas, entre outros, reuniram-se para trocar experiências e fortalecer a conservação das sementes tradicionais.

O evento, que contou com a participação de 106 pessoas, incluindo guardiões de sementes de diferentes estados, foi um marco no projeto ConservaIn da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Destacamos a importância da conservação genética para um futuro sustentável, como ressaltou Marcelo Lopes, chefe-geral da Embrapa.

Karina Paço, engenheira florestal e diretora executiva do Instituto Amazonas, falou sobre a importância das casas de sementes para a preservação da biodiversidade: "Estamos orgulhosos de apoiar as comunidades indígenas na coleta e troca de sementes tradicionais. As casas de sementes fortalecem a soberania alimentar das comunidades, proporcionando alternativas sustentáveis e resilientes frente às mudanças climáticas e à erosão genética. Ao cultivar e compartilhar sementes, essas comunidades mantêm viva a herança cultural e agrícola, promovendo a diversidade e a sustentabilidade para as futuras gerações”.

O evento contou com a participação de representantes de vários ministérios e órgãos públicos, como MDS, Ministério da Agricultura (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que apresentaram políticas relacionadas ao tema.

Um projeto de lei que está em tramitação no Congresso (PL 6.176/2013) e que visa instituir uma política nacional de incentivo a bancos comunitários de sementes foi destacado como crucial para o fortalecimento das práticas locais. “A Embrapa, ao se conectar com esses movimentos e atores governamentais, reforçou sua imagem institucional e compromisso com a conservação da agrobiodiversidade”, assinalou a pesquisadora Marília Burle, coordenadora do projeto ConservaI.




Vamos continuar a preservar e celebrar nossa agrobiodiversidade! 🌾💚

 
 
 

Komentar


© 2024 |     Instituto Amazonas

  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page